sábado, 12 de maio de 2012

Pico Paraná : além do mito que limita o infinito.

 
  O mergulho da vez  é no ponto considerado o mais elevado do sul do Brasil : Pico Paraná . Este verdadeiro monumento, preservado pelo tempo geológico e admirado pelos montanhistas , localiza-se na Serra do Mar Paranaense e conta com quase 2.000 metros de altitude.O cume do Paraná proporciona uma visão privilegiada do conjunto de montanhas no qual está incluso e exige muita cautela e preparo físico para quem se propõe a alcança-lo.
    É denominada Serra do Mar uma extensa cadeia de montanhas que se prolonga do norte de Santa Catarina ao Rio de Janeiro , onde se interliga à Serra da Mantiqueira que se estende até o Espírito Santo. O Pico Paraná , descoberto em 1940 pelo geólogo Reinhard Maack e conquistado em 1941 , é uma formação rochosa de granito e gnaisse composto por uma vegetação predominantemente densa , apresentando , como na maioria das montanhas vizinhas , a típica Chusquea pinifolia , conhecida também por Caratuva .
   O último sábado , dia 05 de maio , foi presenteado por uma exuberante lua cheia que estimulou o meu amigo  Helton Laufer a organizar um bivaque no gigante das montanhas do sul (ou PP para os mais íntimos) . É válido reconhecer os pontos positivos que esse "boom" das redes sociais proporcionou , através delas tive a grande oportunidade de conhecer e criar laços de amizades com montanhistas e praticantes de aventura , uma vez que é raro encontrar indivíduos dispostos a levar e viver essa vida montanhística ...
    Aproximadamente vinte apaixonados pelas alturas confirmaram a empreitada , formaram-se  dois grupos : um sob liderança do Helton e o outro do Guilherme Rosa (Conrados Adventure) .Iniciamos a trilha , por volta das 19:30h , com a participação especial da esplêndida lua cheia encantando os olhos de quem a observava e excitando ainda mais a vontade de alcançar o cume. A trilha de acesso a este apresenta uma extensão de aproximadamente 7km ,com intercalados graus de dificuldade possíveis de serem superados , não sendo indicada para iniciantes pelo fato de ser exaustiva .
   Lanternas? Em vários trechos da trilha fui guiado somente pelo auxílio do satélite natural da Terra , com um cenário composto pela silhueta da cadeia de montanhas que integra a serra em questão. Nesse mesmo âmbito , de admiração e deslumbramento ,  me veio à cabeça a letra de "Infinita Higway" que me remete , simplificadamente , à liberdade de viver e ao desapego do medo de conduzir a vida com mais prazer .
  Antes de tocar o cume do Pico Paraná é necessário passar por três áreas de acampamento , conhecidas respectivamente por : A1 , A2 e A3 . Após passar os primeiros grampos da montanha pretendida , ainda distante do cume , me senti como um grão de areia diante da magnitude das elevações ao redor , simplesmente mágico .
  Horas depois de iniciarmos a trilha , alcançamos o cume com a receptividade da nossa guia lua , agora um pouco mais perto, e de um céu estrelado. O tempo colaborou muito com a nossa estada no cume do PP , a temperatura , na medida do possível , estava agradável e não ventava muito. Logo pela manhã o sol não deu as caras , timidamente aparecia entre as nuvens , mas , ainda assim,  a sensação de acordar no topo da montanha supera qualquer expectativa .





Essa rebeldia do astro rei contribuiu para a aparição do fenômeno ótico conhecido como " Glória ", no mundo ocidental ,e "Luz de Buda " na China. Este fenômeno ocorre em altas montanhas rodeadas de nuvens , quando o sol encontra-se próximo ao horizonte, sendo possível observar nossa imagem projetada nas camadas mais densas das nuvens e dos nevoeiros . As sombras projetadas , por vezes , podem atingir dimensões superiores a nossa estatura e acima de nossas cabeças podem se formar halos coloridos. Em comparação com um arco -íris , trata-se de um evento metereológico e ótico produzido pela luz retroespelhada (combinação de difração , refração e reflexão) . Pois é , infelizmente não fotografei ...

No cume do Pico Paraná
Momentos de epifania proporcionados pela montanha fazem com que nosso ego sinta-se refugiado em um verdadeiro santuário , sentindo na pele a verdadeira essência da natureza .Essência esta que se perdeu em meio ao novo mundo industrial onde os arranha - céus e monumentos artificiais dominam e segregam os resquícios de natureza que ainda existem .


   Na descida fomos acompanhados por névoa e chuvisco em alguns trechos , mas ainda com uma temperatura agradável para trilhar . Mais uma vez , trago na cargueira  a experiência de conviver com "malucos" também alucinados e apaixonados por esse mundo que proporciona um respirar diferenciado , um contato mais aproximado com o nosso interior e a liberdade para reciclar e renovar nossos pensamentos. A montanha é o lugar onde se quebra a ideia de que o mito limita o infinito , quando se é livre nada é limitado .


Foto: Juliana Oliveira 

Até a próxima trilha , abraço !









                                        
  




  







                         
















                                       












6 comentários:

  1. Tudo lindo! Fotos , relato e a frase de encerramento : "...quando se é livre, nada é limitado."

    ResponderExcluir
  2. Valeu a passagem lá no blog Junior...
    Belas fotos... Bateu saudade do Marumbi e PP, faz tempo que não vou pra lá...

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela visita no meu blog.
    Era pra eu ter ido com vocês novamente neste ataque noturno, mas como já tinha feito o mesmo dois meses antes, acabei indo pro Taipa, o relato até já está pronto, falta postar.
    Abrax...

    ResponderExcluir
  4. Junior, está linda, linda , linda a fotografia de abertura do seu blog. Parabéns! A arte da fotografia está no seu DNA.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Que demais o seu blog. Adorei mesmo! Juntou aventura com fotografia e rendeu um ótimo resultado.
    Lugares lindos! Parabéns mesmo =]

    ResponderExcluir