terça-feira, 17 de abril de 2012

Com a cabeça nas nuvens e os pés no Marumbi



Nas alturas , mergulhando em busca de novos ares , à procura de um equilíbrio entre o corpo e a alma : assim comemorei o meu vigésimo segundo aniversário . Antes das aulas geológicas recomeçarem, resolvi cumprir com a promessa de completar o circuíto de montanhas do esplêndido Conjunto Marumbi ( localizado na Serra do Mar Paranaense entre as coordenadas geográficas de latitude sul 25º30′ e 25º25′ e longitude oeste 48º58′ e 48º53′ ).

Grandes blocos graníticos aflorantes com vales profundos e gigantescos paredões íngremes compõem a atual Serra do Mar Paranaense. O Conjunto Marumbi , conhecido também por “Granito Marumbi” , apresenta  uma idade que oscila entre 400 e 600 milhões de anos.


O plano traçado era de começar a empreitada pelo tradicional Caminho do Itupava (aproximadamente 22 km) e ir até a base do Parque Estadual Pico do Marumbi e no dia seguinte acessar a Ponta do Tigre (1.400 m) , Gigante (1.487 m) e Olimpo (1.539m ). Para me acompanhar nessa jornada convidei alguns amigos que estavam dispostos a atingir o mesmo objetivo : Juliana Hoy , Bruno Aguilar , Ana Cecília , Veleda Astarte , Tiago Rossoni e Victor Dorneles .

Começamos o Itupava às 10:00 da manhã e chegamos à Estação Engenheiro Lange por volta das 17:30 ( com paradas durante o percurso) . Que sensação indescritível chegar na Estação Marumbi , contemplar o majestoso e sentir -se um grão de areia perante tanta imponência.
Fonte: Cosmo -Corpo de Socorro em montanha(vista área do Conjunto Marumbi) .
Pernoitamos no camping , aos “pés ” do Marumba , que dispõe de uma boa infra- estrutura com água , chuveiro quente e iluminação . O tempo estava perfeito , eu e Ana Cecília tivemos uma aula de astronomia com a Juliana Hoy explicando o que está escrito nas estrelas …

Não me lembro ao certo o horário em que fui dormir .Sempre fico ansioso quando estou prestes a subir uma montanha , ainda mais se tratando do Marumbi que exige muito respeito e muita cautela. Acordamos por volta das 05:30 da manhã para tomarmos um café reforçado e às 06:15 iniciamos a subida pela Trilha Noroeste rumo ao primeiro cume : Ponta do Tigre .

Palavras e fotografias não são suficientes para descrever o dia glorioso que nos foi concedido. A Trilha Noroeste é puxada , exigente , um pequeno descuido pode ser fatal. Às 09:20 alcançamos os 1.400 m , fomos bem recepcionados pela Ponta do Tigre com um visual inesquecivelmente inesquecível.




Saímos entusiasmados da Ponta do Tigre rumo ao Gigante (aproximadamente 30 minutos) , a trilha que dá acesso a esse cume está um pouco fechada mas não necessita de muito sacrifício .Chegamos aos 1.487 m e resolvemos dar uma parada antes de partir para a ponto mais alto do Conjunto .Nos deslocamos do Gigante em direção ao Olimpo , que também pode ser acessado pela Trilha Frontal. Atrilha que viabiliza a chegada nessa montanha é bem demarcada , o dia continuava bonito e realçava ainda mais o cenário exuberante composto pelas demais elevações. Os 1.539m estavam alcançados , chegamos ao Olimpo por volta das 12:30 novamente , bem recebidos pela paisagem . Mas que doido esse sentimento despertado no alto da montanha , né ? não sei explicar com precisão , só posso afirmar que é confortante.







Momentos que servem para fortificar e conquistar amizades , respeitar os limites individuais , aprender e reaprender : esse é o universo das montanhas ...
No próximo post será relatada mais uma trip na Serra do Ibitiraquire , desta vez : Tucum e Camapuã .

Abraço,galera !













Nenhum comentário:

Postar um comentário