terça-feira, 17 de abril de 2012

Entre nuvens e montanhas -Serra do ibitiraquire


Comecei o mês de março com os pés na Serra do Ibitiraquire , mais precisamente no Itapiroca . Distante da cidade , afastado dos carros e buzinas , livre dos problemas (momentâneamente) , longe de tudo que é comum…
Para muitos é difícil compreender essa necessidade de fuga para as montanhas , talvez porque nunca tiveram a oportunidade de conhecer esse outro mundo. Sim , outro mundo !É como se um portal separasse a vivência da sobrevivência , o sonho da realidade , o perfeito do imperfeito e ajudasse a alma se refugiar e a mente se reciclar.

Recebi o convite do Guilherme Rosa para acampar no Itapiroca juntamente com os Conrados , já havia feito uma trilha com eles , agregam simplicidade , espírito montanhista e amizade. A manhã da partida estava nublada , fria , com jeito de tempestade , mesmo assim partimos e enfrentamos um congestionamento quilométrico na BR-116 , antes de chegar na Fazenda Pico Paraná .

O Itapiroca , montanha pertencente à Serra do Ibitiraquire , apresenta 1.805 metros e dentre as montanhas que compõem o conjunto é a quinta em altitude. Iniciamos a subida às 14:00 hrs com o tempo instável e um pouco quente , até chegarmos ao Morro do Getúlio o tempo havia se “firmado”. A expectativa era chegar no cume e ainda ser bem recebido pelo pôr do sol …


Foto : Victor Dornelles


Chegamos na montanha , com um tempo fechado , 3 horas após o início da subida . Logo de imediato armamos as barracas e a chuva despencou com tudo , acompanhada de muito vento. De início a expectativa era de a chuva dar uma trégua , mas ela se intensificava ainda mais, assim como o vento … mas a esperança de ser presenteado com um nascer do sol impetuoso ainda existia . O jantar , daquela noite , posso dizer que foi à base de bolacha e outras porcarias , ainda pude ouvir um pouco de Engenheiros do Hawaii antes do sono me pegar . Aproximadamente às 04:00 horas da manhã a chuva e o vento cessaram , ao sair da barraca pude contemplar um céu ,azul escuro, com muitas estrelas e as silhuetas do maravilhoso Pico Paraná(em frente ao acampamento ) e do ponto mais alto do Itapiroca (ao lado do acampamento) .

Tudo pronto para o início do espetáculo , às 06:00 da manhã o sol já despontava atrás do Pico Paraná (1.877,392 m) dando ao céu uma tonalidade variada de cores quentes .A galera , em peso , levantou cedo (antes do café) para prestigiar o novo nascer do astro rei , mesmo com todo o frio que fazia ( nem sei estimar a sensação térmica daquela manhã de março) . O Itapiroca proporciona uma ampla visão do Ibitiraquire , é possível avistar montanhas como o Ciririca , Caratuva , Tucum , Camapuã , dentre outras…





Essa filosofia montanhística é inevitável .O ambiente como um todo e a inspiração do dia  são alguns dos fatores que contribuem para esses momentos de reflexão. Termino o post de hoje com uma frase do nosso amigo Belchior , na qual consta : " Minha alucinação é suportar o dia a dia e meu delírio é a experiência com coisas reais ..."

Até o próximo post , abraço !

















Até a próxima trilha, abraço !

Nenhum comentário:

Postar um comentário