terça-feira, 17 de abril de 2012

A recompensa da montanha: Tucum - Camapuã




“Sentir com inteligência , pensar com emoção ” . Muito tempo demorei para compreender a essência dessa frase , talvez porque o momento oportuno para tal entendimento  ainda não havia chegado , sendo necessário mergulhar em um mundo onde a realidade é mais prazerosa e  a vida é mais vivida . Quando as portas das montanhas se abriram  pude compreender o real significado da frase  que havia se tornado um verdadeiro enigma : o cérebro começou a sentir e o coração a pensar.

Vamos lá ! O post de hoje  tem como pano de fundo a Serra do Ibitiraquire e traz como protagonistas as montanhas Tucum e Camapuã , aquela com aproximadamente 1.720 m e essa com 1.699m . Tão perto e ao mesmo tempo tão distantes uma da outra , inquietações que somente a óptica , apoiada na física, consegue responder … Cada montanha com suas peculiaridades e um fator em comum: presentear os seus desbravadores com as paisagens mais  fantásticas da Serra do Mar Paranaense.

A ideia de acampar no Tucum partiu do Cleber , poucos confirmaram presença e bem no fim só compareceram o próprio , Lúcio e eu . Partimos de Curitiba às 13:30 hrs  rumo à fazenda que dá acesso aos cumes , o sol permanecia tímido e as nuvens pareciam confabular para a qualquer momento despencar água . Mochilão nas costas e pé na trilha (abrindo a temporada 2012 )  , iniciamos a subida às 15:00 hrs e uma hora e meia depois estavamos na bifurcação que separa as montanhas em questão do imponente Ciririca (1.781m) .

Saindo da mata atlântica entramos no descampado que dá acesso ao Camapuã , esse trecho é bastante íngreme e , apresenta uma certa dificuldade quando se está de mochila cargueira , propicia uma visão dos falsos cumes dessa montanha. Estavamos num divisor de águas : do lado da Serra do Capivari o sol brilhava em meio a um céu de brigadeiro ,  do lado das montanhas  do Ibitiraquire uma nuvem negra estava formada juntamente com um maravilhoso arco -íris . Três horas após o início da subida alcançamos o cume do Camapuã e fomos recepcionados por um tempo encoberto e frio , nem era possível avistar o Tucum (nosso destino).
E a chuva despencou acompanhada de vento … Mudança de planos , começamos armar acampamento no Camapuã . Difícil lutar contra a intensidade do vento , minha barraca parecia mais um paraglider prestes a voar , foi só questão de armar as barracas e a chuva se intensificou ainda mais . O barulho da chuva é trilha sonora para os ouvidos , espanta os males da alma , agrega inspiração e reflexão .Uma música?Illex Paraguariensis , boa parte desse post foi escrito  , em pensamento , nessa noite chuvosa com o auxílio do assovio do vento nas abas da barraca .

As horas passaram , peguei no sono e quando acordei , pela primeira vez ,  me lembrei de despertar o celular para acompanhar o nascer do sol , a chuva continuava não dando trégua e por alguns momentos me frustrei (só por alguns momentos ). Às 06:00 da manhã acordei , não ouvia mais o barulho da chuva, de relance observei na barraca a luminosidade do sol , foi então que resolvi sair dela …

O sol nascendo atrás do Pico Paraná e sobre ele nuvens de cores avermelhadas refletindo o astro rei, aquele com a aparência de um vulcão em erupção  . Lúcio e Cleber também sairam das barracas para contemplar a receptividade do novo dia , todos com câmeras na mão . O céu estava azul , nuvens cobriam as montanhas mais baixas e molduravam as mais altas ,  uma bela e fria manhã de abril .






   Logo após o café da manhã iniciamos a trilha rumo ao Tucum,localizado a cerca de 40 minuto do Camapuã.O trecho que dá acesso ao cume é tranquilo e não exige muito esforço mas não despreza cautela.Alcançamos o cume recepcionados pelas montanhas aflorantes do Ibitiraquire , o tempo estava agradável composto por um céu exuberantemente azul onde nuvens de algodão desfilavam parecendo festejar a nossa presença . Não demoramos muito e retornamos para desarmar o acampamento na montanha anterior.






  Sensação de liberdade no corpo e na alma , é assim que me sinto até voltar para BR seguindo em direção à cidade , são dois mundos completamente distintos . Uma das recompensas da montanha é unir as pessoas através de um objetivo comum : ser feliz nas alturas e renovar a vida , esta última se recicla a cada subida , é como se um novo ciclo recomeçasse . Nessas minhas poucas andanças conheci muitos amantes das montanhas e com muitos deles criei laços de amizade , amizade verdadeira , a última trip é um exemplo disso.







O próximo post será pré-moldado nas alturas do Pico Paraná

Até a próxima trilha,abraço !





















Um comentário:

  1. Fantástico esse nascer do sol com o PP.
    Estivemos no TUCUM no último fim de semana.
    Acho até que vi uma anotação sua no livro cume.
    Nossas fotos estão nesse link.

    http://b1brasil.blogspot.com.br/2012/05/acampamento-tucum-2012.html

    JOPZ

    ResponderExcluir